Noticias

Serviços de Clima - Produtos e Serviços de Clima

Atlas Ibérico

Reconhecendo que gerir os riscos climáticos hoje é a melhor forma de preparação para lidar, no futuro, com os riscos associados a alterações climáticas, a Organização Meteorológica Mundial criou em 2009 um Quadro Global para os Serviços de Clima Icon pdf.

Este Quadro Global foi estabelecido na convicção de que programas de adaptação às alterações do clima, incluindo opções energéticas para o futuro, bem como ações de mitigação, dependem duma informação climática fiável e de serviços de clima que respondam às necessidades dos utilizadores.

Nesse contexto, as organizações envolvidas na produção e utilização da informação e serviços de clima, i.e., serviços meteorológicos, investigadores e organizações de utilizadores, colaboram de forma a melhorar a qualidade e o volume de serviços de clima a nível global.

serviços clima

Como parte ativa da oferta de serviços de clima à escala global, o IPMA, I.P. vem integrando nas suas preocupações de missão a recolha e troca de dados do clima, bem como a investigação e criação de produtos de informação climática para distribuição aos utilizadores mais diferenciados. Ver flyer Serviços Clima Icon pdf.

No âmbito do Quadro Global, o IPMA, I.P. estabeleceu já protocolos e padrões de troca de dados entre serviços meteorológicos e com outras organizações, paralelamente ao desenvolvimento de produtos e disponibilização de serviços, orientado por uma preocupação de melhorar o acesso e benefício da informação climática pelos utilizadores.

Com este propósito e enquadrando-se numa política de progressiva abertura de informação meteorológica à sociedade civil, está em curso no IPMA, I.P. a criação de produtos e serviços gerais e adaptados ás necessidades do utilizador, que passarão a ser integrados neste Portal.