Noticias

Estação Piloto de Piscicultura de Olhão

CoLABs

Projetos

Espécies na EPPO

Financiamento

A actividade científica na EPPO é financiada por:

Polvo – Octopusvulgaris

Polvo comum (Octopusvulgaris)

EN- octopus; FR –poulpe; SP – pulpo;

NL – octopus; DE - krake

O polvo é um molusco marinho, que se caracteriza por possuir corpo mole com oito braços saindo da cabeça. Apresentauma distribuição mundial, existindo em regiões tropicais, sub-tropicais e temperadas, sendo abundante no Mediterrâneo,no OceanoAtlântico Oriental e no Japão. Pode ser encontrado junto à costa ou a profundidades de 100-150m.

Esta espécie é um importante recurso para as comunidades piscatórias, sendo um alimento muito apreciado pelo consumidor.

O ciclo de vida do polvo é influenciado pela temperatura da água, podendo viver entre 12 a 24 meses. As fêmeas tomam conta da sua descendência, limpando e oxigenando os ovos. Durante este período a fêmea não se alimenta perdendo cerca de 30% do seu peso, o que conduz normalmente à morte após a eclosão dos descendentes.

A sua capacidade de se camuflar no meio ambiente e a agilidade com que se move são características que o tornam uma espécie muito popular.

Em 2015 o IPMA/EPPO, através do projecto TRANSPOLVO (PROMAR), deu início à investigação com o polvo em que seavaliaramas condições para transporte de polvo vivo a altas densidades, baixas temperaturas e por períodos de tempo acima das 48 horas. Este projecto envolveu a manutenção de adultos de polvo em cativeiro, em condições que permitiram a reprodução e a obtenção de paralarvas de polvo. Estas foram mantidas em ambiente controlado e com alimento vivo até aos 30 dias e posteriormente as sobreviventes foram libertadas na natureza.

O sector continua interessado na investigação desta espécie, com o qual o IPMA/EPPO, devido à sua longa experiência em aquacultura marinha, continuará a colaborar e iráliderar as principais linhas de investigaçãonuma candidatura proposta pela ARMALGARVE POLVO e em colaboração com a DOCAPESCA. A avaliaçãodos métodos de engorda de polvo em cativeiro, a criação de estruturas para o seu cultivo, o maneio, os aspectos nutricionais e a condição de bem-estar desta espécie em ambiente de cultivoserão algumas das áreas de pesquisa deste projecto.