Publicações

Desde a criação do Serviço Meteorológico Nacional, em 1946, e das campanhas do Rei D. Carlos no final do século XIX, a necessidade de acesso ao conhecimento especializado e a produção científica que daqui decorre levaram a que se tenham agrupado documentos de inegável valor científico e histórico no domínio da Meteorologia, da Geofísica, da Oceanografia e dos Recursos Marinhos.

A biblioteca do IPMA / Sede possui uma coleção muito rica, herdada do Instituto Geofísico Infante D. Luís, que foi responsável pela organização da rede meteorológica portuguesa. A par de variada documentação especializada em Ciências da Terra – Geofísica, Sismologia, Meteorologia e Climatologia, destacam-se as principais coleções de jornais e revistas, com relevo para as publicações da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas.

A biblioteca do IPMA / Algés é uma biblioteca especializada na área das Ciências e Tecnologias do Mar. Destacam-se documentos do Rei D.Carlos, considerado o pai da oceanografia portuguesa, trabalhos do Príncipe Alberto de Mónaco, atlas, mapas e cartas diversas, principalmente de Portugal. Faz parte de um conjunto de bibliotecas ligadas à ASFA (Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts). A biblioteca IPMA / Algés também é membro associado da EURASLIC (European Association of Aquatic Sciences Libraries and Information Centers) e está incluída no lote dos grandes centros de documentação mundiais ligados à investigação e assuntos relacionados com o meio marinho, IAMSLIC (International Association of Aquatic Marine Science Libraries and Information Centers).

A transformação digital que vem ocorrendo permite outra visibilidade através da Web, ultrapassando as limitações na divulgação de todo o importante acervo do IPMA.

  Edições Próprias do IPMA

Informações sobre o funcionamento

Horários

As Salas de Leitura do IPMA na sede (aeroporto) e em Algés estão abertas aos utilizadores de 2ª a 6ª feira das 10H às 12H e das 14H às 17:00H.

Para mais informações, por favor, contacte-nos pelo e-mail biblioteca@ipma.pt.