Instituto Portugues do Mar e Atmosfera - Homepage

  • Who we are | 
  • Where we are | 
  • Scientific Council | 
  • Research | 
  • eLibrary | 
  • ipma encyclopedia  | 
  • Contacts | 
  • Português
  • Weather
    • Weather forecast
    • 10 days and hourly forecast
    • Weather Warnings
    • Meteorological charts
    • Vertical profile
    • Satellite observations
    • Radar
    • Lightning
    • Solar Radiation
    • Online weather stations
    • World forecast
    • Tropical cyclones forecast
    • Report a meteorological phenomenon?
  • Seismic
    • Seismic maps
    • Shakemap
    • Felt an earthquake?
    • Moment Tensor
    • Networks
    • Bulletins
    • Projects
  • Sea
    • Beaches and ports
    • Marine forecast
    • Significant wave height
    • Sea peak period
    • Surface current
    • Sea surface temperature
    • Sea surface height
  • Climate
    • Climate Monitoring
    • Climate Normals
    • Daily monitoring
    • Long data series
    • Monthly monitoring
    • Drought
    • Greenhouse gases
    • Climate Extremes
    • Climate web portal
    • Climate Services
  • Bivalves
    • Bivalves - Situation point
    • Legislation and Documents
    • Production areas
    • Biotoxins
    • Phytoplankton
    • Contaminants Metals
    • Microbiology
    • Bivalves - historical
  • Fisheries
    • Disclosure
    • Projects
    • Fish management
    • ICES
  • Aeronautic
    • TAF and METAR
    • Self Briefing
    • Know more
  • Agriculture
    • Soil Moist Index
    • Vegetation Health Index (VHI)
    • Fraction of Absorbed Radiation (FAPAR)
    • More information
    • Agroclimatic platform
  • Health
    • Ultra-violet index
    • Ozone
    • Pollen
  • Vessels
    • Framework
    • RV Mário Ruivo
    • RV Diplodus
    • Maris
    • Recife II
    • Cardium
  • Space
    • MSG satellite
  • Rural Fires
    • Mainland Rural Fire Danger
    • Madeira Rural Fire Danger
    • Reports Rural Fire Danger
IPMA>Research>Research Areas>Fisheries and Sea

Research and development

  • Research at IPMA

Recovery and Resilience Plan

  • IPMA - PRR
  • C5 - Investimento e Inovação
  • C8 - Florestas
  • C10 - Mar
  • C16 - Empresas 4.0
  • C19 - Administração Pública digital
  • C21 - REPowerEU

Featured projects

  • DQEM
  • Marine Ecosystem Accounts

Research Areas

  • Multidisciplinary
  • Fisheries and Sea
  • Geophysics
  • Climate
  • Meteorology
  • Marine geology

Scientific Council

  • Scientific Council List
  • CC Internal Regulations 

EEAGRANTS projects

  • List EEAGRANTS projects

MAR 2020

  • OTG Nº1/2020

Grants

  • List of grants
  • Application form 
  • Grants Regulation - IPMA 
  • FAQ - maternity grants FCT 
  • FCT grants rules 

Fisheries and Sea - Project detail

CONSUPESCA

Project NameREDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA NA PESCA DE ARRASTO
Funding entityPROMAR - Projetos Piloto e Transformação de Embarcações de Pesca
Project leaderIPMA
Project managerJoaquim Parente
Description

A pesca do arrasto é uma arte de pesca associada a um consumo intensivo de combustível sendo  os lucros dos navios muito dependentes da variação de preço de petróleo. O percentagem dos custos de combustível nos custos totais de exploração dos arrastões costeiros portuguesas pode chegar a atingir os 40%, devendo procurar-se soluções que minimizem a resistência oferecida pelo aparelho de pesca durante as operações de arrasto.

A rede de arrasto utilizada a bordo do navio arrastão "CRUZ DE MALTA", construída em polietileno entrançado, foi modificada, no âmbito do projeto CONSUPESCA, por forma a incorporar fibras de alta tenacidade, incluindo um aumento da dimensão da malha nos painéis frontais, resultando numa diminuição de 30% da área total de fio nos panos de rede. Foram obtidas, em resultado destas modificações, reduções significativas no consumo de combustível por unidade de área da boca da rede, variando de 13 a 21% consoante a velocidade de arrasto utilizada. A avaliação qualitativa realizada pelo capitão do navio foi bastante positiva, verificando-se um melhor desempenho da rede em pesca, a par de uma diminuição dos níveis de carga  verificados no motor, com uma consequente redução do consumo horário do combustível para as velocidade habituais de arrasto.

Start date 2012-01-01
End date 2015-12-31
 
 
  • Media

    • News
    • Communiqué
    • Lectures / workshops
    • YouTube
    • IPMA on Educast
  • Social network

    • Facebook
    • Facebook - Azores
    • Twitter
    • Instagram
  • Services

    • Products and services
    • RSS
    • Apps Android
    • Apps Apple
    • PDA
  • Information

    • Contact
    • Useful links
    • Research scholarship
    • EEAGrants projects
    • ECMWF
  • About site

    • Accessibility
    • Legal warnings
    • Site Map
  • Web projects

    • Observar
    • Subscriptions
    • Survey
    • E-learning
    • Shakemap
 
  • Apcer - A marca da Certificação
  • Lisboa:
        UTC:

    Copyright © Portuguese Institute for Sea and Atmosphere 2025
  • Ministério da Economia Ministério Agricultura e Pescas