Noticias

FAQ's - Observação

Página:   1   2   3   
O que é o balanço hídrico ?

É um método utilizado para calcular os recursos de água de uma região. Contabiliza a precipitação, a evaporação e leva em consideração a capacidade de armazenamento de água no solo e na atmosfera.


Porque ocorrem as avalanches de neve? A avalanche é um deslizamento de uma grande massa de neve ao longo da encosta de uma montanha. ...  (Saber mais.)
Se a água atrai descargas eléctricas (raios) como é que os navios se encontram protegidos ?

Há um fenómeno de blindagem eletrostática. A famosa gaiola de Faraday. A carga elétrica circula o navio e atinge o mar, o interior do navio permanece intacto. Há várias experiências que demonstram o fenómeno.


O mar é azul. Porquê?

O mar é azul porque reflete o céu. No entanto, o mar nem sempre é azul. Por vezes parece ter a cor verde-azulada, ou verde ou mesmo um conjunto de cores indiferenciadas. Estas cores são devidas em parte ao reflexo das nuvens, mas são causa das várias partículas minerais ou orgânicas em suspensão na água.


Há alguma fiabilidade do termómetro que está associado ao relógio existente em placares de rua? A fiabilidade do termómetro é relativa. Por outras palavras, o termómetro tem um sensor ligado a um circuito elétrico que verifica a voltagem gerada e faz uma analogia com a temperatura.  ...  (Saber mais.)
Quando há instabilidade atmosférica com trovoada e relâmpagos, posso falar ao telefone?

Se um raio atingir a linha telefónica no exterior da residência, a descarga elétrica prolonga-se por todas as extensões de linha e pode atingir quem estiver a falar ao telefone. Devemos ficar longe do telefone, no interior de uma casa, no decorrer de uma trovoada.


A precipitação cai em gotas, granizo e flocos de neve. Porquê?

O tipo de precipitação, sólida (granizo e neve) ou líquida (chuva e chuvisco) depende do ambiente térmico em que foi gerada. Podemos dizer que a precipitação sob a forma de neve ocorre quando a temperatura ambiente é muito baixa (igual ou inferior a 0ºC). A chuva e o granizo estão associados ao crescimento vertical da nuvem e pelos movimentos de subida e descida que ocorrem no seu interior.


Fuso horário GMT ou UTC? São a mesma coisa. Anos atrás usava-se a designação GMT, atualmente usa-se a designação UTC.  ...  (Saber mais.)
O fenómeno «halo» como ocorre? O «halo» é um fenómeno ótico com forma de anel ou em arco, provocado pela refração da luz, por cristais de gelo em suspensão na atmosfera.  ...  (Saber mais.)
Como se sustentam as nuvens no céu?

A atmosfera é composta por 21% de oxigénio e 78% de nitrogénio. A molécula destes gases é mais pesada que a molécula da água. Deste modo, a atmosfera tem a capacidade de armazenar o vapor de água. No caso específico das nuvens a sua composição é composta por partículas de água ou micro partículas de gelo (dependendo da altitude).

Estas partículas de água ou gelo conseguem ficar em suspensão na atmosfera graças à união com os higrometeoros, que são partículas sólidas (poeiras, sais, etc) mais leves que o ar, também em suspensão na atmosfera.


Página:   1   2   3   

Seleccione o tema: