Noticias

FAQ's - Previsão

Página:   1   2   3   4   
Diferenças entre chuva e aguaceiros de chuva?

Diferenças principais entre estas formas de precipitação:

Chuva - Precipitação mais ou menos contínua de gotas de água de dimensões inferiores às dos aguaceiros.

Aguaceiros - Caracterizam-se por começarem e terminarem bruscamente e por variações grandes e rápidas de intensidade da precipitação. (Os aguaceiros poderão ser de chuva, neve, neve molhada, neve rolada, granizo e saraiva. Quando se refere somente aguaceiros deve entender-se aguaceiros de chuva).


Classificação da intensidade da precipitação líquida.Chuva forte para valores acima 4 mm/h ...  (Saber mais.)
Classificação do vento.Vento muito forte é o vento cuja intensidade varia entre 31 a 42 nós (56 a 75 km/h) ...  (Saber mais.)
Qual é o valor médio anual da taxa de acerto das previsões efetuadas para o dia seguinte?

A taxa de acerto em 2008 foi de 82%.


A previsão meteorológica fala em céu limpo, mas não refere a precipitação. Será que vai chover?Não. Para ocorrer precipitação é necessário que haja nuvens. Por vezes a previsão refere “céu pouco nublado ou limpo”, mas também nevoeiro.  ...  (Saber mais.)
O que significa “precipitação”? E qual é a diferença entre “chuva” e “aguaceiro”?Designa-se por "precipitação" todo o conjunto de partículas de água, quer no estado líquido, no estado sólido ou nos dois, que caem da atmosfera e que atingem a superfície do globo. A chuva, a neve e o granizo, são portanto diferentes formas de precipitação. ...  (Saber mais.)
Qual a diferença entre tempestade e temporal? Não há diferenças significativas entre tempestade e temporal. Vulgarmente usa-se o termo tempestade associado a fenómenos verificados no oceano mas, não é correta esta afirmação.  ...  (Saber mais.)
Para que serve a previsão do tempo? A previsão do tempo é uma ciência quase exata. Ela prevê o estado do tempo através de modelos físico-matemáticos inseridos em computadores de elevada capacidade de cálculo ...  (Saber mais.)
O que é a “geada negra”?A “geada negra” não é geada propriamente dita. De facto, às gotas de água resultantes da condensação do vapor de água existente no ar atmosférico e do que provém da transpiração das plantas, em contacto com a superfície terrestre, em especial a superfície das plantas, chama-se "orvalho".  ...  (Saber mais.)
A geada e o orvalho são produzidos pela radiação terrestre? A resposta é sim! A geada é produzida quando a superfície terrestre emite, ou melhor, perde muita energia para o espaço devido à ausência de nuvens. ...  (Saber mais.)
Página:   1   2   3   4   

Seleccione o tema: