FAQ's - Previsão
O que devemos entender por o céu apresentar períodos de muito nublado?Verifica-se nas situações em que o estado do céu varia durante o dia, passando por períodos do dia em que está pouco nublado e por outras em que está muito nublado em especial por nuvens cumuliformes. Estas, são nuvens que indicam instabilidade atmosférica e que podem originar aguaceiros.
O que quer dizer um anticiclone estender-se em crista?
Um anticiclone é um centro de altas pressões que ocupa uma área relativamente grande. Quando ele é pressionado por outros centros de ação, como depressões ou pela passagem de sistemas frontais, é como que comprimido numa determinada direção.
A essa deformação chamamos uma crista de altas pressões. É como uma cunha de altas pressões dirigida segundo uma determinada direção a que chamamos eixo da crista.
Porque chamamos anticiclone dos Açores?
Porque há um anticiclone cuja posição média se localiza na região do Arquipélago dos Açores. No entanto, ele move-se em geral para nordeste no verão e mais para Sul no inverno.
Porque não se formam ciclones tropicais na região do equador onde a água do mar é tão quente?
Porque para além desse factor há outros que condicionam o seu desenvolvimento como o facto de ter de existir a força de Coriolis. No equador essa força não existe.
Como se forma o granizo?
O granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo se formam dentro das nuvens, absorvendo desse modo a humidade. A humidade congela e as partículas são levadas para cima pelas correntes de ar, aumentando de peso e tamanho. Isso acontece tantas vezes até que a partícula se transforma em granizo e com peso suficiente para cair em direção ao solo e/ou mar.
Ontem havia a previsão de aguaceiros, mas não choveu na minha terra. Porquê?Os aguaceiros são por definição fenómenos localizados no espaço e bem definidos no tempo, podendo durar, em geral, até cerca de meia hora, não sendo possível identificar a localidade onde ocorrerá o aguaceiro com horas a dias de antecedência. ... (Saber mais.)
Como é formado o vento?
As diferenças de pressão atmosférica causam o movimento do ar, logo o vento. O que provoca o vento é a força do gradiente de pressão. As diferenças de pressão têm uma origem térmica diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar.
Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, altitude, latitude, etc.
Como funciona o «galinho do tempo» tão em moda anos atrás?
Estes objetos apresentam plumagem azul. Os galos do tempo são revestidos com sal de cobalto, ou melhor, por cloreto de cobalto. Em dias chuvosos, quando a humidade do ar é maior, o sal tende a absorver moléculas da água do ar deixando o galo com cor rosa. Quando a humidade diminui, o sal perde gradualmente as moléculas de água e volta a ser azul.
O que é a chuva artificial? Será possível fazer chover no deserto?
É um dos métodos utilizados no combate à seca. A técnica consiste em detetar nuvens carregadas com vapor de água e lançar sobre elas algum tipo de agente aglutinador, como sal, cristais de dióxido de carbono, cristais de iodeto de prata, pó de carvão ou a própria água potável (pulverizada). Muitos projetos foram elaborados no âmbito da modificação do clima, principalmente na geração de precipitação. Até atualmente, os resultados obtidos não justificam os investimentos financeiros envolvidos.
O que é uma frente polar? Uma frente é uma zona de transição ou superfície de contacto entre duas massas de ar de densidades diferentes o que implica, normalmente, temperaturas diferentes. ... (Saber mais.)