Lista de Produtos

Sobre OGAUC

Imagens obtidas com o espectroheliógrafo do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (40°11'52"N, 8°26'37"O) nas bandas das riscas K1v e K3 do cálcio ionizado (CaII); na banda da risca H-alpha do hidrogénio e na sua vizinhança (H-alpha contínuo) e dopplergrama obtido na banda da risca H-alpha.

OGAUC - Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra: Localização: 40°11'52"N, 8°26'37"O, Alt. 127.78m

CITUEC - Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra

OGAUC
CITUEC

Imagens do sol

Sobre as magens K1, H-alfa, K3 e H-alpha

As imagens nas bandas K1 e H-alfa contínuo mostram a atividade na fotosfera solar. Por sua vez o dopplergrama e as imagens nas bandas K3 e H-alpha revelam a atividade na cromosfera. Assim, nas bandas K1 e H-alpha contínuo são facilmente identificáveis manchas solares, enquanto nas bandas K3 e H-alpha podemos encontrar filamentos e protuberâncias. Igualmente na banda K3 são visíveis regiões mais brilhantes (as plages) que costumam estar associadas a manchas solares. Os dopplergramas medem variações de velocidade na cromosfera, mostrando as regiões que se estão aproximar (mais escuras) ou a afastar (mais claras) de nós. Deste modo para além ser visível a rotação do Sol (o seu lado este aproxima-se de nós a 2km/s enquanto que o seu lado oeste afasta-se à mesma velocidade), encontramos outras estruturas de menor escala como aquelas que são causadas por fenómenos de super-granulação e filamentos. Ocasionalmente podem ser vistas erupções solares, que apareçem sob a forma de pequenas manchas muito brilhantes.

Glossário

  • Cromosfera - camada que está logo acima da fotosfera solar, possuindo uma cor avermelhada característica.
  • Erupção solar - Libertação súbita de energia provocada por reconexão de linhas de campo magnético solar.
  • Espectroheliógrafo - Instrumento que permite obter imagens monocromáticas do Sol (espectroheliogramas) sensíveis a diversos parâmetros da atmosfera solar.
  • Fotosfera - Camada do Sol a que associamos a superfície do Sol.
  • Manchas solares - Pontos "superfície" solar mais frios que a sua vizinhança, os quais são causados por linhas do campo magnético solar que prejudicam o transporte de energia abaixo da sua superfície. As manchas estão sempre circundadas por regiões faculares.
  • Plages e Regiões faculares - Zonas da cromosfera e fotosfera solar mais brilhantes (e quentes) que a sua vizinhança.
  • Protuberâncias (ou proeminências) - Porções do plasma solar (levantados pelo campo magnético deste) que são visíveis no rebordo do disco solar. Quando vistas contra o disco solar aparecem sob a forma de filamentos escuros chamados de "filamentos".