Instituto Portugues do Mar e Atmosfera - Homepage

  • Quem somos | 
  • Onde estamos | 
  • Conselho científico | 
  • Recrutamento | 
  • Formação@IPMA | 
  • Investigação | 
  • eBiblioteca | 
  • Enciclopédia | 
  • Contacto | 
  • EN
  • Tempo
    • Previsão significativa
    • Previsão 10 dias e horária
    • Previsão descritiva
    • Avisos Meteorológicos
    • Cartas meteorológicas
    • Perfis verticais
    • Imagens satélite
    • Imagens radar
    • Descargas elétricas
    • Estações Online
    • Radiação Solar
    • Previsão no mundo
    • Previsão período alargado
    • Previsão sazonal
    • Previsão ciclones tropicais
    • Testemunhou um fenómeno meteorológico?
  • Mar
    • Praias e Portos
    • Previsão para navegação
    • Previsão altura significativa
    • Previsão período de pico
    • Previsão de corrente
    • Previsão de temperatura
    • Previsão da elevação
  • Sismos
    • Atividade sísmica
    • Shakemap
    • Sentiu um sismo?
    • Comunicados
    • Tensor Momento Sísmico
    • Escalas sísmicas
    • Rede sísmica
    • Medidas em caso sismo
    • Projetos
    • Boletins
  • Clima
    • Acompanhamento do clima
    • Extremos climatológicos
    • Normais climatológicas
    • Séries longas
    • Monitorização diária
    • Monitorização mensal
    • Monitorização da Seca
    • Ondas de Calor
    • Boletins climatológicos
    • Gases com efeito estufa
    • Portal do Clima
    • Serviços de Clima
  • Bivalves
    • Bivalves - ponto situação
    • Zonas de Produção
    • Documentos e Legislação
    • Biotoxinas
    • Fitoplâncton Nocivo
    • Metais Contaminantes
    • Microbiologia
    • Histórico interdições
  • Pescas e aquacultura
    • Recursos Vivos
    • Estação Piscicultura de Olhão
    • Estação Moluscicultura de Tavira
    • Estação Oceanográfica Cascais
    • Projectos
    • Divulgação
    • Espaço Aquicultura
    • ICES
  • Aeronáutica
    • Mensagens TAF e METAR
    • Self Briefing
    • Saber mais, aeronáutica.
  • Agricultura
    • Percentagem água solo
    • Vegetation Health Index (VHI)
    • Fração radiação absorvida (FAPAR)
    • Boletins agrometeo
    • Mais informação
    • Plataforma agroclimática
  • Saúde
    • Índice ultravioleta
    • Ozono
    • Pólens
    • Temperatura do ar
  • Navios
    • Enquadramento
    • NI Mário Ruivo
    • NI Diplodus
    • Maris
    • Recife II
    • Cardium
  • Espaço
    • Satélite MSG
    • Imagens do sol
  • Fogos Rurais
    • Perigo de Incêndio Continente
    • Perigo de Incêndio Madeira
    • FWI e Probabilidade de Extremos
    • Relatórios Perigo de Incêndio
IPMA>Investigação e desenvolvimento>Áreas de Investigação>Geofisica

Investigação e desenvolvimento

  • Investigação no IPMA

Prémio IPMA - Fátima Esprito Santo

  • Prémio IPMA - FES

Plano de Recuperação e Resiliência

  • IPMA - PRR
  • C5 - Cap. Inovação Empresarial
  • C8 - Florestas
  • C10 - Mar
  • C21-i07 - REPowereu
  • C19 - Capacitação AP
  • C19 - Estágios AP

Projetos em destaque

  • DQEM

Áreas de Investigação

  • Multidisciplinar
  • Pescas e Mar
  • Geofísica
  • Clima
  • Meteorologia
  • Geologia marinha

Conselho Científico

  • Lista Conselho Científico
  • Regulamento Interno CC 

Projetos EEAGRANTS

  • Lista projetos EEAGRANTS

MAR 2020

  • OTG Nº1/2020

Bolsas

  • Lista de bolsas
  • Formulário de candidatura 
  • Regulamento de bolsas IPMA 
  • FAQ - maternidade bolsas FCT 
  • Normas bolsas FCT 

Geofisica - Detalhe do projecto

CONDRIBER

Nome do projetoContourite drifts and associated mass-transport deposits along the SW Iberia margin – implications to slope stability and tsunami hazard assessment
Entidade financiadoraFCT
Líder do projetoInstituto D. Luiz
Responsável projetoCristina Roque
Descrição

Crescentes evidências da ocorrência de contornitos associados com depósitos transportados em massa (DTM) têm sido registadas em diversas margens continentais. Esta relação parece ser mais conscipua do que se pensava inicialmente, embora o seu significado geológico permaneça desconhecido. De facto, durante a Expedição 339 do Programa Integrado de Perfuração Oceânica (IODP) (denominada Água de Saída Mediterrânica), a ocorrência de DTM no seio dos corpos contorniticos que compões o sistema deposicional contornítico (SDC) da margem SW Ibérica revelou-se uma das principais descobertas.


A importância de investigar corpos contorniticos e DTM associados ao longo da margem SW Ibérica apresenta duas vertentes, em primeiro lugar do ponto de vista puramente científico e em segundo do ponto de vista social e económico. Cientificamente, questões fundamentais relativas às relações entre a deposição de corpos contorniticos e processos ao longo dos taludes numa região sismogénica, permanecem até ao momento sem resposta.
Relativamente à sua importância social e económica, um dos aspectos menos estudados prende-se com o potencial que os depósitos contorniticos apresentam para gerarem deslizamentos submarinos.


Atendendo à sismicidade da margem SW Ibérica, a geração de tsunamis induzidos por deslizamentos provocados por abalo sísmico, deve ser tida em consideração. Tal é particularmente importante no caso dos corpos contorniticos de Faro e de Sines, os quais estão edificados em áreas coincidentes com a localização dos principais aglomerados de epicentros de sismos. Deste modo, a avaliação da estabilidade do talude da margem do Alentejo será crucial num futuro próximo, pois está projectada para esta região a instalação de uma quinta eólica submarina e uma plataforma de prospecção de hidrocarbonetos pela indústria petrolífera.


Assim, o projecto CONDRIBER irá focar-se em três áreas da margem SW Ibéria, a) o contornito de Faro; b) o contornito de Sines; c) o Esporão da Estremadura. Este projecto pretende i) compreender as relações entre deposição contornitica e eventos de DTM desde o Pliocénico, no contexto sismogénico da margem SW Ibérica, e ii) estabelecer a importância dos sedimentos contorniticos na instabilidade de taludes e da perigosidade de geração de tsunamis na margem do Alentejo.

 As realizações esperadas pelo projecto CONDRIBER são: i) uma melhor compreensão da ligação entre a deposição de corpos contorniticos, a geração de DTM, e os mecanismos de deformação de sedimentos moles num contexto sismogénico como é o da margem SW Ibérica; ii) o melhoramento da avaliação da perigosidade associada a deslizamentos submarinos e tsunamis na margem do Alentejo, através da cartografia das áreas potencialmente sujeitas a instabilidade de talude e da modelação numérica; iii) a identificação de novos corpos contorniticos e DTM na área do Esporão da Estremadura, o que permitirá um melhor conhecimento do SDC ao longo da margem Ibérica e do percurso da Água Mediterrânica desde o Pliocénico.


A abordagem multidisciplinar proposta neste projecto permitirá esclarecer i) os factores que favorecem a instabilidade de talude em sedimentos contorniticos, ii) os mecanismos de deformação dos sedimentos e falhamento, iii) o mecanismo desencadeador dos DTM. Estes resultados terão implicações para a futura avaliação e planeamento do perigo e risco de ocorrência de deslizamentos submarinos e tsunamis na margem SW Ibérica.

Data de início 2013-06-01
Data de fim 2015-05-31
 
 
  • Media

    • Notícias
    • Comunicados
    • Palestras / formações
    • Comunicados Imprensa
    • YouTube
    • Canal IPMA Educast
  • Redes Sociais

    • Facebook
    • Facebook - Açores
    • Twitter
    • Instagram
  • Serviços

    • Produtos e serviços
    • RSS
    • Apps Android
    • Apps Apple
  • Informações

    • Contacto
    • Links úteis
    • Bolsas de investigação
    • Projetos EEA Grants
    • ECMWF
  • Sobre o Site

    • Acessibilidade
    • Avisos legais
    • Mapa do site
    • Portal da Denúncia
  • Projectos WEB

    • Observar
    • Subscrições
    • Inquéritos
    • E-learning
    • Shakemap
 
  • Apcer - A marca da Certificação
  • Lisboa:
        UTC:

    Copyright © Instituto Português do Mar e da Atmosfera 2025
  • Ministério da Economia Ministério Agricultura e Pescas