Pescas e Mar - Detalhe do projecto

Aqua&Ambi

Nome do ProjectoAQUA&AMBI - Apoio à gestão das zonas húmidas do litoral do Sudoeste Ibérico: interações entre Aquacultura e meio Ambiente na região transfronteiriça Alentejo-Algarve-AndaluziaAqua&Ambi
Entidade financiadoraFEDER
Líder do projetoInstituto Português do Mar e da Atmosfera I.P. (IPMA)
Responsável projetoLaura Ribeiro / Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.
Descrição

Reforçar os mecanismos transfronteiriços para a manutenção e recuperação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema na Rede Natura 2000 Alentejo-Algarve-Andaluzia; a promoção e o uso de metodologias e sistemas de produção ecológicos apropriados a zonas húmidas protegidas.

Avaliar esses sistemas e metodologias para melhorar o estado de conservação das áreas costeiras, aumentar as zonas reabilitadas e a sua rentabilidade e contribuir para uma gestão mais eficiente destas áreas com especial ênfase no aumento do conhecimento e na transferência de tecnologia.

Desenvolver uma rede chave de investigadores de Portugal e de Espanha, com valências complementares, para melhorar sistemas de produção estratégicos e economicamente sustentáveis.

Data de início 2017-07-01
Data de fim 2020-12-31