Pescas e Mar - Detalhe do projecto

SEAFOODtomorrow

Nome do ProjectoPescado nutritivo, seguro e sustentável para os consumidores do futuroSEAFOODtomorrow
Entidade financiadoraPrograma Crescimento Azul, Ação de Inovação,Horizonte 2020 da União Europeia, Contrato No.: 773400
Líder do projetoIPMA, I.P. - Instituto Português do mar e Atmosfera
Responsável projetoAntónio Marques (PhD - IPMA)
Descrição

O projeto SEAFOODtomorrow pretende validar e otimizar soluções comerciais para melhorara sustentabilidade socioeconómica e ambiental da produção e processamento de pescado, bem como contribuir para preservar a qualidade e segurança destes produtos. As atividades irão focar-se na produção e processamento sustentáveis de pescado seguro e nutritivo, através da demonstração e introdução no mercado de soluções eco-inovadoras e sustentáveis de produtos e nutrientes derivados das pescas e aquacultura. O projecto irá consideraros impatos em diversas regiões Europeias e em diferentes segmentos da população, assim como as especificidades dos diferentes tipos de pescado.

As atividades do projeto irão incluir, entre outras: a) utilização de subprodutos agrícolas e marinhos provenientes de fontes sustentáveis para desenvolver alimentos para a aquacultura, permitindo a produção de produtos fortificados com nutrientes essenciais “à medida” dos requisitos dos diferentes segmentos dapopulação; b)substituição do sal (sódio) em pescado processado;c) desenvolvimento de produtos para idosos, grávidas e crianças que possuam digestibilidade, atratividade, funcionalidade e perfil nutricionalideais; d) validação de estratégias para reduzir os teores de contaminantes em pescado atravésdo processamentotérmico (para tóxinas), depuração (para norovirus) e listeriafagos (para Listeria); e) otimização de sensores e biosensores que permitam quantificar em tempo real multicomponentes para avaliara segurança de pescado; f) validação da eficiência de novas metodologias que permitam reduzir o consumo de energia e água pela indústria de processamento de pescado; g) otimizaçãoda produção de pescado em aquacultura multitrófica; h) validação da eficácia da implementação de zonas tampão em regiões costeiras de produção de bivalves; i) implementação de sistemas de rastreabilidade digitalizadas com sistemas de rotulagem que disponibilizem informação sobre a qualidade dos produtos em tempo real aos consumidores e industriais; j) validação de sistemas de deteção rápida para avaliar a autenticidade de pescado e criação de uma base de dados com material de referência para a autenticidade; k) otimizar uma ferramenta online de informação aos consumidores sobre o balanço entre os benefícios e riscos associados ao seu perfil de consumo de pescado; e l) criação das bases para esquemas de certificação da qualidade do pescado.

O consórcio pretende assim fortalecer uma utilização mais ampla de soluções eco-inovadoras, como resultado de uma maior aceitação pelos utilizadores, aumentar a visibilidade destas soluções inovadoras e criar mercados que assegurem a disponibilidade de pescado saudávele sustentável para melhorar asaúde dos consumidores. O consórcio é constituido por instituições de 16 países europeus,composto por 19 instituições de investigação (RTDs), reconhecidas pelo seu desenvolvimento tecnológico de elevada qualidade ecom fortes ligações através deprojetos bem sucedidosanteriormente (ex: projecto FP7 ECsafeSEAFOOD – liderado pelo IPMA). Adicionalmente, 4 Grupos de Interesses Setoriais (IAGs) e 12 Pequenas e Médias Empresas (SMEs) com interesses diversos e complementares em relação às diferentes soluções do projeto irão também integrar o consórcio.
O projecto SEAFOODtomorrow compreende 8 planos de atividades (WP):

  • WP1 – Soluções eco-inovadoras para a produção sustentável de pescado: Otimização de quatro soluções para a produção sustentável de pescado, posterior validação e demonstração.
  • WP2 – Soluções eco-inovadoras para o processamento sustentável de pescado: Otimização de quatro soluções sustentáveis para o processamento de pescado, posterior validação e demonstração.
  • WP3 – Avaliação dosbenefícios e riscos associados às diferentes soluções: Cada produto, estratégia ou processo optimizado nos WPs anteriores será avaliado em comparação com os produtos e métodos de produção convencionais. Será prestada especial atenção a setores populacionais específicos como idosos, crianças e grávidas.
  • WP4 – Mercado, aceitabilidade, sustentabilidade e demonstração: Avaliação dos interesses do mercado, aceitação e impacto económico e ambiental das diferentes soluções otimizadas nos WPs1,2 e 5; será ainda promovida a demonstração e transferência das tecnologias para as PMEs, permitindo-lhes criar novas oportunidades de negócio.
    WP5 – Autenticação, rastreabilidade, identificação e certificação do pescado: Controlo da qualidade e segurança do pescado desde a apanha até ao consumidor e validação de um sistema de rotulagem da qualidade que permita rastrearar a qualidade do pescado em cada ponto da cadeia de comercialização,e estabelecimento das bases para a um sistema de certificação da qualidade do pescado.
  • WP6 – Comunicação, disseminação e exploração: Garantia de uma comunicação eficiente para o exterior, disseminação e correta transferência dos resultados obtidos no projeto, conduzindo a uma exploração eficaz das inovações; assegurar uma maior transparência e confiança dos consumidores no consumo de pescado.
  • WP7 – Gestão do projeto: Garantia de uma organização eficiente e supervisão do projeto, coordenação das atividades do projecto,monitorização dos seus objetivos e agilização da comunicação entre os parceiros, a Comissão Europeia e entidades externas ao projeto.
  • WP8 – Requisitos éticos: Definição dos requisitos éticos que o projeto deve cumprir e garantir que os mesmos são respeitados.
 
Data de início 2017-11-01
Data de fim 2020-10-31
Documentos
Links Externos