Pescas e Mar - Detalhe do projecto

ASIMUTH

Nome do ProjectoApplied Simulations and Integrated Modelling for the Understanding of Toxic and Harmful Algal Blooms
Entidade financiadoraEC FP7 Programme, Space Theme, Grant Agreement No.: 261860
Líder do projetoDOMMRS- Daithi O’Murchu Marine Research Station (Ireland)
Responsável projetoDr. Julie Maguire from the DOMMRS
Descrição

ASIMUTH é o primeiro passo para desenvolver os sistemas de alerta das HABs em curto prazo na Europa atlântica. Para alcançar este objetivo utilizar-se-ão as informações sobre a condição marítima mais atual (características climáticas, da água, toxicidade, presença de algas nocivas, etc.), combinada com previsões numéricas locais.
Os principais objectivos científicos são:

  • Selecção de eventos históricos para treino do sistema de modelação.
  • Utilização de informação dos serviços GMES (Marine Core Services – MCS) durante os eventos seleccionados, para desenvolvimento de produtos baseados em modelos retrospectivos (hindcast). Aperfeiçoamento e construção de um modelo operacional para previsão de eventos futuros.
  • Desenho de sistemas de modelação regional e difusão de análises para blooms específicos com informação sobre a localização, padrões de transporte e dados de detecção remota.
  • Construção de um sistema de suporte às decisões associadas a HABs (HAB-Distributed Decision Support system - HAB-DDSS) a partir de fontes de informação relevantes (fitoplâncton, biotoxinas, dados de satélite e in situ, etc)
  • Fornecimento de interpretação especializada dos dados disponíveis através de um portal da internet realizado de forma periódica dependente das condições de risco. Difusão das avaliações aos utilizadores finais através de um sistema de alerta.
 
Data de início 2010-12-01
Data de fim 2014-03-31
Links Externos
 Links Internos