Pescas e Mar - Detalhe do projecto

DIVERSIAQUA I

Nome do ProjectoDiversificação, Inovação e Desenvolvimento da Aquacultura em PortugalDIVERSIAQUA
Entidade financiadoraPO Mar2020
Líder do projetoInstituto Português do Mar e da Atmosfera I.P. (IPMA)
Responsável projetoPedro Pousão / IPMA
Descrição

O objectivo principal do projecto DIVERSIAQUA – Diversificação, Inovação e Desenvolvimento da Aquacultura em Portugal, desenvolvido na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão e com componente analítica também nos laboratórios da DivAV em Lisboa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera no âmbito do programa MAR2020, é contribuir para diversificar e fomentar a produção nacional com base no conhecimento e na inovação, ao fomentar uma aquacultura ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora e competitiva, em alinhamento com o objectivo da estratégia nacional para a aquacultura.
Este projecto irá focar-se principalmente em 4 grandes áreas:

• na Diversificação das espécies marinhas produzidas, ao desenvolver e/ou optimizar protocolos de reprodução e/ou cultivo de espécies marinhas, tais como ouriço do mar, holóturia, polvo, corvina, lírio,sardinhae microalgas e macroalgas, com interesse comercial para diversas indústrias (aquacultura terrestre e oceânica, alimentar, farmacêutica, ecoturismo, etc.) e para repovoamento e conservação da natureza.
  • na Alimentação e Nutrição, na identificação de matérias-primas alternativas às farinhas e óleos de peixes, fomentando a economia circular,que permitam desenvolver formulações de dietas para  peixes, e outros organismos aquáticos, nutricionalmente equilibradas optimizando a conversão alimentar, reduzindo perdas e optimizando crescimentos; identificar e dosear suplementos dietéticos (minerais vitaminas, imuno-estimulantes) para compensar o uso de ingredientes alternativos, de forma a proteger o sistema digestivo e imunitário dos peixes.
  • no Bem-Estar Animal como forma fomentar a resistência face a situações extremas (nutricionais, climáticas ou outras), insistindo no cumprimento de boas práticas por parte do sector e nas vantagens da profilaxia, bem como no desenvolvimento de indicadores de bem-estar, na definição de valores de referência para as espécies cultivadas.
  • na utilização de Tecnologias,de Metodologias e de Energias alternativas,que promovam a sinergia do binómio Aquacultura. Ambiente, através de sistemas de produção integradose de sistemas intensivos em recirculação com temperatura e qualidades da água controladas utilizando energias alternativas. Na utilização de tecnologias e de outras espécies marinhas na recuperação de ecossistemas abandonadospara melhorar a qualidade ambiental, através da utilização e reciclagem dos nutrientes dos diversos sistemas de cultivo, podendo proporcionar maior rentabilidade, promovendo a utilização da energia solar e a automatização de diferentes processos. No desenvolvimento de tecnologias mais apropriadas aos cultivos em mar aberto, bastante expostos de acordo com as características da costa portuguesa.

Para além das áreas científicas o projecto DIVERSIAQUA pretende ainda contribuir para a Demonstração, para a Formação e para a Divulgação dos processos produtivos, por considerar esta etapa crucial para o desenvolvimento da aquacultura ao nível Nacional. A transferência do conhecimento para o tecido produtivo e aformação técnica ao nível do sector irá contribuir para a maior rentabilidade e a qualidade dos produtos. Deste modo, é essencial divulgar as etapas da produção em aquacultura, as normas por que se regula, a importância da qualidade nutricional e da segurança dos produtos, para que o consumidor possa fazer uma escolha com base na qualidade,nos benefícios,na origem e no preço.

Data de início 2016-02-01
Data de fim 2020-07-21