Detalhe do projecto - Observatório do Atlântico

O projeto Observatório do Atlântico – Infraestrutura de Dados e Monitorização pretende criar uma infraestrutura de aquisição, agregação e disponibilização de dados oceanográficos visando potenciar a investigação e monitorização do oceano Atlântico e, paralelamente, apoiar a gestão sustentável dos recursos marinhos.atlantic observatory

Promovido e coordenado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), o projeto conta com parceiros nacionais dos Açores (FRCT - Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia) e Madeira (ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação), bem como parceiros da Noruega (Institute of Marine Research; Norwegian University of Science and Technology e The University of Bergen) e Islândia (Marine and Freshwater Research Institute).

Com um orçamento total de 2M€ (100% financiado pelo EEA-Grants), o projeto permitirá o reforço dos meios existentes de monitorização oceânica na comunidade portuguesa de investigação marinha, através da aquisição de equipamentos de última geração: um glider, dois flutuadores ARGO e um sistema de radares costeiros de alta frequência.

O projeto tirará partido de plataformas e infraestruturas de investigação já existentes, como o navio de investigação “Mário Ruivo”, e o acesso a laboratórios de investigação portugueses, alguns dos quais criados ou impulsionados por iniciativas Europeias, como o EMSO-PT e EMSO-Açores. A infraestrutura de dados procurará, igualmente, beneficiar de outros sistemas de informação marinha já existentes, como o SNIMAR, SeaBioData ou SIMOcean.

O Observatório do Atlântico – Infraestrutura de Dados e Monitorização promoverá não só a disponibilização de dados de elevada qualidade à comunidade técnica e científica, mas também a criação de produtos e a prestação de serviços às comunidades educacionais, empresariais e industriais, visando apoiar e promover atividades marítimas sustentáveis.EEAGrants

Entrevista ao Jornal da Economia do Mar

Mais informações em EEA Grants.

Webpage a ser disponibilizado brevemente.