Detalhe do projecto - MarinEye

Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema inovador e integrado de monitorização física, química e biológica dos ambientes pelágicos marinhos. O dispositivo é composto por quatro módulos. O primeiro consiste num conjunto de sensores que permitem medir parâmetros físico-químicos como a temperatura, salinidade, etc. O segundo permite a amostragem biológica, por filtração, de organismos unicelulares eucariotas e procariotas para análise molecular. O plâncton será por sua vez registado através de aquisição de imagens por um sistema subaquático de alta resolução. Por último, haverá recolha de dados acústicos para monitorização de organismos marinhos, desde o plâncton até aos mamíferos, que será concretizada através de um hidrofone e sonar.

Promotor: Centro Interdisciplinar de investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR)

Parceiros de Projeto:Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA); Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC); Instituto Politécnico de Leiria (IPL)

Grupos Alvo beneficiários: Funcionários Públicos/Pessoal da administração pública, Administração - central, regional e local, Comunidades da Educação, Ciência e Tecnologia, Biotecnologia marinha, recursos minerais e energéticos marinhos, Outros: utilizadores finais e público em geral

Contribuição do Programa: 317,663.17 € de EEA Grant: 85%

Custo total do Projeto: 56,058.21 € de Promotor/Parceiro: 15%

Resultado Esperado: Sistema autónomo com capacidade de monitorização contínua do ambiente marinho através de registo de parâmetros físico-químicos e biológicos para vários níveis tróficos.