Detalhe do projecto - SeaBioData

Resumo: O projeto SeaBioData tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica que garanta que toda a informação associada ao material biológico recolhido no âmbito dos estudos desenvolvidos no projeto BIOMETORE, coordenado pelo IPMA, para o estudo da biodiversidade dos montes submarinos e as comunidades biológicas associadas, seja compilada e esteja totalmente acessível. A base de dados permitirá um acesso expedito e uniforme dos dados a todos os investigadores, a nível local, nacional e mesmo internacional, uma vez que o IMR (Noruega) é um parceiro do projeto. Deste modo, o projeto SeaBioData irá facultar novos meios para organizar e aceder ao conjunto de dados originais. O SeaBioData também propõe-se fornecer um conjunto de serviços, incluindo de valor acrescentado, para divulgar os dados de observação, proporcionando assim informação de base para a gestão sustentável do ambiente marinho Português, bem como o desenvolvimento de estratégias marinhas para a avaliação contínua e a manutenção do bom estado ambiental.

Promotor do projeto: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC)

Parceiro do projeto: Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA)

Grupos Alvo Beneficiários: Organizações públicas e privadas, incluindo organizações não lucrativas e ONG’s, responsáveis pela organização e oferta de educação e formação a nível local, regional e nacional, Funcionários Públicos/Pessoal da Administração Pública.

Contribuição do Programa: € 194.651

% de EEA Grant: 85%

Custo total do projeto: € 229.221

Resultado Esperado: Desenvolvimento de uma estrutura tecnológica adequada para o armazenamento de dados do projeto BIOMETORE sobre os montes submarinos, fornecendo informação adequada e atempada às partes interessadas. Contribuindo assim para o estabelecimento do bom estado ambiental, a monitorização dos recursos, e a promoção e preservação do ambiente marinho Português e a sua biodiversidade.

Webpage do Projeto: http://eeagrants.org/project-portal/project/PT02-0017