Assumindo o IPMA responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios da atmosfera e do mar, concentra os seus esforços de investigação em projetos que revertam para aplicações diretas com utilização na atividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores, quer a oferta revista um carácter comercial, quer de serviço público e em particular, neste caso, com a preocupação orientada para a salvaguarda de pessoas e bens.
O prémio de Investigação e Desenvolvimento IPMA - Fátima Espírito Santo promovido pelo IPMA, tem o objetivo de premiar os trabalhos científicos/académicos na área da Meteorologia e do Clima para jovens investigadores até aos 35 anos. O valor do prémio é de 3.000,00 EUR (três mil euros), e destina-se a distinguir o melhor trabalho científico e/ou académico, apresentado a concurso.
A Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM) é um instrumento legislativo da União Europeia no domínio da proteção ambiental, com o objetivo de estabelecer um quadro de ação para que todos os Estados-Membros, nas águas sob a sua jurisdição, possam preservar e recuperar o meio marinho, e assegurar a utilização sustentável dos recursos e da biodiversidade. Cabe ao IPMA avaliar o Bom Estado Ambiental na subdivisão do Continente de Portugal, em articulação com outras entidades.
As Contas dos Ecossistemas Marinhos (CDEM) são um conjunto de novos módulos de contas económicas do ambiente introduzido no sistema económico europeu no final de 2024. Até ao final de 2026, Portugal deverá reportar estas novas contas ao Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) para toda a extensão do território nacional, incluindo o seu espaço marítimo.